Sexta, 25 de Julho de 2025

Estupro Policial em Delegacia do Amazonas: Mulher Kokama Denuncia Abuso

Vítima de 29 anos denuncia estupro por policiais e guarda municipal durante encarceramento em delegacia

23/07/2025 às 23:53
Por: Redação

Uma mulher de 29 anos, da etnia Kokama, alega ter sido estuprada por quatro policiais e um guarda municipal durante parte dos nove meses que esteve presa em uma delegacia de Santo Antônio do Içá, Amazonas, aguardando transferência para Manaus.

Os abusos sexuais teriam ocorrido entre novembro de 2022 e agosto de 2023, na 53ª Delegacia de Santo Antônio do Içá, onde a vítima foi detida provisoriamente junto com presos do sexo masculino. A mulher denunciou o caso às autoridades após 28 de agosto de 2023, quando foi transferida para a Cadeia Pública Feminina de Manaus, onde está cumprindo pena por homicídio qualificado.

De acordo com o advogado Dacimar de Souza, a vítima relata que os abusos ocorriam durante o plantão da noite, inclusive quando ela estava no puerpério, 20 dias após o parto. Os atos ocorriam na presença de outros presos masculinos e do filho recém-nascido da vítima.

O caso está sendo investigado pelas autoridades competentes, e a mulher está pleiteando uma reparação moral e material de R$ 500 mil. O advogado da vítima conclui que, embora saibam que nenhum valor poderá reparar os danos sofridos pela vítima, esperam que os autores sejam identificados e condenados.