Sexta, 22 de Agosto de 2025

Justiça de São Paulo Impede Despejo do Teatro de Contêiner por 180 Dias

Liminar garante permanência do Teatro de Contêiner no imóvel da prefeitura

22/08/2025 às 17:20
Por: Redação

A Justiça de São Paulo concedeu uma liminar garantindo a permanência, por 180 dias, do Teatro de Contêiner Mungunzá e do Coletivo Tem Sentimento no imóvel pertencente à prefeitura de São Paulo, localizado na região da antiga Cracolândia.

A liminar, a pedido da juíza Nandra Martins da Silva Machado, da 5ª Vara da Fazenda Pública, impede ações de desocupação e incursões da Guarda Civil Metropolitana e de outros órgãos.

Na decisão, a juíza justifica que o teatro é composto por 15 estruturas de contêineres marítimos interligados, paredes de vidro, cobertura acústica, iluminação, além de um acervo artístico e cultural e que, por isso, a desocupação do imóvel não seria um processo simples e exigiria um 'planejamento técnico e logístico para sua desmontagem, transporte e reestruturação'.

Além disso, o teatro tem programação confirmada até dezembro deste ano, 'cuja interrupção acarretaria prejuízos não apenas para o Teatro de Contêiner, mas para toda a sociedade e para os inúmeros artistas, educadores e públicos diretamente envolvidos'.